Sign in to FlowVella

Forgot password?
Sign in with Facebook

New? Create your account

Sign up for FlowVella

Sign up with Facebook

Already have an account? Sign in now


By registering you are agreeing to our
Terms of Service

Share This Flow

Loading Flow

loading...

Downloading Image /

loading...

Downloading Image /

loading...

Chernobyl (1986)

Na madrugada de 26 de abril de 1986, um dos quatro reatores da planta de Chernobyl, na Ucrânia explodiu e causou um incêndio que liberou enormes quantidades de partículas radioativas na atmosfera. Como consequência direta do acidente, morreram 31 pessoas. Mas as investigações sobre os efeitos da radiação a longo prazo – como câncer – continuam até hoje. Depois do acidente, foi decretada uma zona de exclusão de 30 quilômetros ao redor da planta nuclear, que cobre uma área de aproximadamente 2,6 mil quilômetros quadrados na Ucrânia. Ainda há restos de contaminação radioativa na atmosfera.

Three Mile Island (1979)

Em 28 de março de 1979, a unidade ature Mile Island passou por um grave acidente nuclear. Na ocasião, gases radioativos começaram a evaporar num dos dois reatores da usina próxima à cidade de Harrisburg.

O acidente contaminou uma área de aproximadamente 16 quilômetros em volta de Three Mile Island, e, ainda assim, nenhum dos 15 mil habitantes que moravam próximo à área foi evacuado. Apenas dois dias depois do acidente, o então governador do estado da Pensilvânia, Dick Thornburgh, iniciou a retirada dos habitantes, começando por gestantes e crianças.

Apesar de não haver casos de mortes em razão da radiação, cerca de 25 mil pessoas entraram em contato com os gases, que foram liberados para evitar a explosão.






Kyshtym (Ozyorsk – 1957)

Criada em 1957, como fruto da corrida nuclear da União Soviética, a usina de Mayak sofreu uma falha no sistema de refrigeração do compartimento de armazenamento de resíduos nucleares. O erro causou uma explosão em um tanque com 80 toneladas de material radioativo.

A nuvem de gás contaminou a região em um raio de 800 km. Como a cidade de Ozyorsk, onde aconteceu o acidente, não estava no mapa soviético, o fato ficou marcado como “o desastre de Kyshtym”. Cerca de dez mil pessoas foram evacuadas, sem explicação do governo. Foram registradas pelo menos 200 mortes por causa da exposição à radiação.

Tokaimura (1999)

A 100 km de Tóquio, a cidade sede da indústria nuclear japonesa foi palco de um acidente que expôs mais de 600 pessoas à alta radiação, em 1999. Funcionários de uma empresa de reprocessamento de urânio exageraram na dose do metal radioativo em um reator desativado há um ano, que sofreu uma reação descontrolada, vazando a radiação.

Seversk (1993)

A cidade de Seversk, na região da Sibéria, abriga reatores nucleares e indústrias químicas para a separação e processamento de urânio e plutônio. A União Soviética não permitia que a cidade aparecesse no mapa, fato que mudou em 1992, após um decreto de Boris Yeltsin. Logo após, em 1993, a usina Tomsk-7 sofreu um acidente, em que um tanque com substâncias radioativas explodiu. Uma nuvem radioativa se formou na região, que hoje é fechada e só pode ser visitada a convite. O número de vítimas é desconhecido.

Yucca Flat (1970)

A região de intensos testes nucleares fica em Nevada, a 65 km de Las Vegas. Em dezembro de 1970, um dispositivo de alta potência foi detonado no subsolo, mas provocou rachaduras, que resultaram em detritos radioativos na atmosfera. Cerca de 86 trabalhadores foram expostos à radiação. Não se sabe o que ocorreu com os funcionários. Atualmente desativada, a região recebeu seu último teste em 1992.

Downloading Image /

loading...

Downloading Image /

loading...

Downloading Image /

loading...

Downloading Image /

loading...

Downloading Image /

loading...

Downloading Image /

loading...

Downloading Image /

loading...

Downloading Image /

loading...
  • 1

  • 2

  • 3

  • 4

  • 5

  • 6

  • 7

  • 8

  • 9

  • 10

Interdisciplinar

By Larissa Portugal

Interrrr 1a